Orientações do Pós-Operatório de Fratura de Fêmur com o Uso de Hastes Intramedulares

Encontre informações detalhadas sobre cuidados pós-operatórios, fisioterapia, cuidados com o curativo e orientações de mobilidade.

Início da Recuperação

Inicie a fisioterapia conforme orientação médica. A fisioterapia pode não ser recomendada na fase inicial, podendo ser na modalidade motora ou respiratória, dependendo de cada caso. Caminhar dentro do seu limite de condicionamento físico é muito importante e deve ser sua meta pessoal.

Cuidados com a Incisão e Curativos

Você poderá molhar o curativo 72 horas após a cirurgia. Tenha cuidado para não esfregar a cicatriz durante o banho. Troque o curativo diariamente. Não é necessário usar soluções à base de iodo, como Povidine®. Caso os pontos estejam secos, não há necessidade de cobrir com gazes ou faixas. Utilize curativos impermeáveis e transparentes, trocando-os a cada 3 ou 5 dias, caso estejam secos e bem aderidos à pele.

Se houver drenagem de líquido pela cicatriz após 7 dias da cirurgia, comunique imediatamente ao médico para que sejam tomadas as devidas providências.

Retirada dos Pontos e Avaliação

Marque a retirada dos pontos ou a inspeção da cicatrização em torno de 15 a 20 dias após a cirurgia. Agende na Clínica de Fraturas Norte ou com a secretária.

Uso de Equipamentos de Apoio

Utilize muletas, andador ou cadeira de rodas conforme a orientação médica no momento da alta hospitalar. Você poderá deixar de utilizá-los somente após a avaliação do médico ou do fisioterapeuta durante a fase de reabilitação. Respeitar esta orientação é crucial para a sua recuperação e a cicatrização óssea.

Preparação da Casa para o Conforto

Prepare sua casa para ter mais conforto. Use cadeiras e poltronas mais altas e com braços, instale barras de segurança no box e ao lado do vaso sanitário, coloque uma banqueta dentro do box, use luzes de segurança, mantenha corredores amplos e retire tapetes.

Medicação e Controle da Dor

Tome a medicação analgésica prescrita se tiver dor e suspenda o remédio quando a dor passar. O anticoagulante deve ser utilizado por não menos de 10 dias após a cirurgia para diminuir a chance de trombose.

Controle do Inchaço

Você poderá usar uma meia de suave compressão 3/4 ou 7/8 se sua perna estiver muito inchada. O tamanho da meia pode ser um ou dois números maiores que o normal, pois será usada temporariamente. O inchaço é comum em 2/3 dos pacientes e geralmente se instala alguns dias após a operação devido ao hematoma que se espalha pela força da gravidade. Coloque a meia nas duas pernas logo ao acordar pela manhã, antes de andar. Caso sua perna não inche, a meia pode ser dispensada.

Acompanhamento Médico e Exames

As radiografias de controle da fratura serão feitas em torno de 15 dias, 30 dias, 2 meses, 3 meses e 6 meses após a cirurgia para avaliar a cicatrização do osso (consolidação).

Possíveis Complicações

Lembre-se dos possíveis riscos de complicações desta fratura, especialmente infecção, trombose e falta de cicatrização do osso (não consolidação). Esses riscos não terminam com a cirurgia e estarão presentes por semanas após a operação.

Cuidados Gerais

Tenha um clínico geral ou geriatra ao seu lado para auxiliar no tratamento de eventuais situações clínicas que possam se alterar no pós-operatório. É comum a formação de hematomas (roxos) na região da cicatriz, que podem se espalhar até o pé com o passar dos dias. Tenha uma alimentação saudável e nutritiva, rica em proteínas e vitaminas. Hidrate-se bem. Evite fumar se for tabagista. Tome seus remédios de uso contínuo normalmente.

Contato para Dúvidas

Se tiver dúvidas, entre em contato com a clínica no horário comercial.

Estas são orientações gerais de um pós-operatório tradicional, que visam a facilitar a sua recuperação. No entanto, poderá haver orientações especiais conforme a necessidade de cada caso.

Desejamos uma feliz e rápida recuperação!