Orientações para Procedimentos Cirúrgicos
Confira as etapas para se preparar para a sua cirurgia, desde a confirmação da data até o dia do procedimento, incluindo todas as documentações e cuidados necessários.
Confirmação e Preparação da Cirurgia
Com suas requisições liberadas junto ao convênio, confirme com a secretária pelo telefone ou WhatsApp, para definir/confirmar a data da cirurgia e os detalhes necessários. Caso haja códigos não liberados ou trocados, informe a secretária.
Marque a visita pré-anestésica no hospital escolhido por telefone. Na data da visita, leve todos os seus exames (sangue, radiografias, ressonância magnética, carta do clínico geral ou médico que lhe acompanha, eletrocardiograma, etc.) para obter informações com o anestesista sobre a sua anestesia.
Compareça ao hospital para fazer o pré-internamento com suas guias liberadas, a fim de agilizar o internamento na data da cirurgia. É imprescindível levar uma cópia do termo de consentimento esclarecido e informado para poder internar.
Você poderá tomar banho com soluções de clorexidina nas 24 horas antes do internamento para ajudar no controle da infecção hospitalar.
Prevenção de Trombose
O uso de aparelho de prevenção de trombose deve ser combinado com a secretária previamente para que esteja disponível na cirurgia. Você usará este equipamento durante a internação, especialmente nas primeiras 24 horas.
Organização Domiciliar
Deixe sua casa preparada para o seu retorno: organize e limpe para evitar grandes arrumações nos primeiros dias. Faça compras de supermercado para os primeiros dias, deixando um pequeno estoque. Retire tapetes e móveis que possam atrapalhar o caminhar, especialmente se você for usar muletas ou andador.
Banheiro: Coloque uma cadeira plástica dentro do box para tomar banho sentado, adapte uma barra de segurança na frente ou ao lado do vaso sanitário e retire os tapetes. Uma luz de segurança auxilia em eventuais deslocamentos noturnos.
Quarto: Deixe a cama em uma posição de fácil acesso para deitar-se e levantar-se. Tenha um telefone de fácil acesso na cabeceira da cama e instale uma luz de segurança.
Organização das Tarefas de Trabalho
Informe os responsáveis e superiores diretos na sua atividade profissional ou comunique clientes sobre seu afastamento temporário para evitar incômodos desnecessários.
Dia da Cirurgia
Compareça ao hospital em jejum de pelo menos 6 horas de líquidos e sólidos, na hora marcada (geralmente às 6:00 horas para cirurgias pela manhã e 10:30 horas para cirurgias à tarde), levando consigo todos os seus exames (radiografias e ressonância magnética). As radiografias são muito importantes.
Marque com caneta a coxa que será operada com as iniciais do seu nome. Por exemplo: João Silva – J.S. Isto facilitará a identificação e é protocolo dos hospitais.
Leve mudas de roupa e utensílios de higiene pessoal para o período de hospitalização (chinelo antiderrapante, pijama ou camisola, etc.).
Recomenda-se levar ao hospital um par de muletas, que pode ser usado por 24-48 horas nas operações de menisco ou por 15 dias nas cirurgias de ligamento. Para próteses, recomenda-se os andadores de ponta fixa.
É igualmente importante trazer uma bolsa de gel para fazer compressas durante sua estada no hospital.
Alta Hospitalar
Ao final do internamento, na alta, você será liberado com sua receita e a data do retorno ao consultório para acompanhamento. O primeiro retorno será para a retirada de pontos e radiografia, cerca de 15 a 20 dias após a data da cirurgia. Agende este retorno por telefone.
Fisioterapia
Suas guias de fisioterapia (se recomendadas) serão fornecidas junto com o pedido de internação e liberação da cirurgia. Marque suas sessões com antecedência na clínica escolhida, iniciando no dia após sua alta hospitalar.
Desejamos uma feliz e rápida recuperação!