Síndrome da Hiperpressão Patelar – Condromalácea

      

A Síndrome Rotuliana Dolorosa (SRD) ou também conhecida condromalácea patelar ou Sindrome da Hiper Pressão Patelar, é uma entidade onde o paciente vivencia desde um simples desconforto a uma dor atrás da patela (rótula).

Esta situação pode vir em decorrência de diversas alterações como o formato da patela, sua relação com o tendão patelar, do desequilíbrio entre grupos musculares, em especial o encurtamento da musculatura atrás da coxa, ou do uso de calçados (salto alto).

Basicamente devido ao aumento da pressão da parte interna da patela contra o fêmur constantemente desencadeia-se o processo inflamatório, que leva ao amolecimento e fragilidade da cartilagem que a reveste.

Ao detectar-se um ou mais fatores desencadeantes da síndrome estes devem ser restringidos ou corrigidos para o sucesso do tratamento.

As radiografias simples do joelho, devem ser obtidas para analisar-se o formato e relação da patela na articulação do joelho, e a ressonância magnética pode ser utilizada quando necessário classificar-se o grau de comprometimento e diagnóstico diferencial de outras doenças que simulação a SRD.

O tratamento inicial é a reabilitação fisioterápica para reequilíbrio muscular, o que pode levar a diversas semanas de tratamento. O uso de medicações antinflamatórias e de proteção de cartilagem pode ser usado, assim como a crioterapia (gelo).

A cirurgia é opção de exceção quando da falha do tratamento fisioterápico.

Diversas técnicas podem ser utilizadas na dependência da causa e da gravidade das lesões diagnosticadas.

Noa – Núcleo de Ortopedia Avançada

Rua da Paz, 98 – Sala 204. Centro – Curitiba PR (41) 3527.1300
Secretária Lucilene – F: 9.9983.3145/9.9624-1177  Horário para Consulta: Apenas nas Quartas-Feiras

Clínica de Fraturas Norte

Rua. Holanda 390, Bacacheri – Curitiba PR  (41) 3356.2424
Horário para consulta: Terças à tarde, Quintas pela manhã e nas Sextas à cada 15 dias.

O Dr.Mark opera nos seguintes hospitais: Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Santa Cruz;