Prótese em Cerâmica

Prótese de Cerâmica

As próteses de quadril podem ter a sua superfície de deslizamento manufaturada em cerâmica. Dois tipos básicos são disponíveis: a Alumina e a Zircônia. A vantagem destes materiais esta no baixo coeficiente de atrito produzido entre as superfícies de deslizamento da articulação protética. Isto diminui o desgaste do implante aumentando sua durabilidade. Vantagem anexa é a possibilidade de se usar cabeças de maior diâmetro o que diminui a possibilidade de luxação da prótese (sair da posição).

A principal desvantagem esta na possibilidade de quebra da cerâmica em um acidente. Outra desvantagem é o custo elevado em comparação a outras superfícies como o aço e o polietileno. Uma situação ímpar destas próteses é a possibilidade delas gerarem rangidos que podem ser audíveis pelo paciente ou outras pessoas, pois o volume pode ser alto destes sons.

Sua indicação é para paciente de baixa idade, em especial abaixo dos 55 anos.

Há a possibilidade de se usar próteses com cabeças de cerâmica em acetábulos de polietileno, conceito que combina vantagens da cerâmica e afasta a possibilidade do rangido. Esta opção tem sua melhor indicação para indivíduos a partir da quinta década de vida.

Noa – Núcleo de Ortopedia Avançada

Rua da Paz, 98 – Sala 204. Centro – Curitiba PR (41) 3527.1300
Secretária Lucilene – F: 9.9983.3145/9.9624-1177  Horário para Consulta: Apenas nas Quartas-Feiras

Clínica de Fraturas Norte

Rua. Holanda 390, Bacacheri – Curitiba PR  (41) 3356.2424
Horário para consulta: Terças à tarde, Quintas pela manhã e nas Sextas à cada 15 dias.

O Dr.Mark opera nos seguintes hospitais: Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Santa Cruz;