Lesões de Cartilagem do Joelho

  

As lesões de cartilagem da articulação do joelho (condrais) podem ocorrer devido a um traumatismo no joelho ou ocorrer devido a uma fragilidade da cartilagem na adolescência.

Podem ser de diversos tamanhos e localizações porém as mais comuns são na parte externa do côndilo femoral medial, na superfície de carga, onde é transmitido o peso corpóreo, a na fase interna da patela (rótula).

As queixas do paciente são dor e inchaço do joelho. Raramente o bloqueio articular pode ocorrer.

Os exames diagnósticos são as radiografias que observam grandes fragmentos ou quando  existir um fragmento ósseo aderido ao de cartilagem e em especial quando os fragmentos se deslocaram da posição inicial. Para o diagnóstico de fragmentos condrais puros e pequenos a ressonância magnética pode ser usada.

Estas lesões condrais podem ser diagnosticadas igualmente durante  uma artroscopia,  em especial para o tratamento de lesões do menisco.

O seu tratamento depende de diversos fatores indo desde o tratamento fisioterápico com muletas sem apoiar o peso do corpo sobre a lesão ao transplante de cartilagem.

Outras modalidades são a perfuração do leito da lesão, a fixação do fragmento com parafusos, dardos ou cilindros ósseos.

Deve sempre haver a tentativa de preservar o fragmento a fim de restaurar a congruência da superfície de deslizamento da articulação.

Caso os critérios para o transplante de cartilagem forem preenchidos, este deve ser programado.

A área doadora é geralmente a região interna do joelho retirando cilindros de cartilagem, parte com osso e parte com a cartilagem propriamente dita. Estes cilindros são inseridos sob pressão na região da lesão (área receptora).

O procedimento é usualmente realizado por artroscopia, e necessita de 12 horas de internação. Libera-se somente para tocar o pé no solo, devendo usar-se muletas até a integração do enxerto que deve ocorrer em torno de 4 a 6 meses.

Radiografias do joelho e ressonância magnética de controle são obtidas no seguimento.

O prognóstico da lesão depende de múltiplos fatores, sendo as mais graves as lesões maiores de 1 cm na área de carga que não podem ser preservadas.

A evolução à longo prazo pode ser a artrose (desgaste da articulação) que pode ocorrer no passar dos meses ou anos.

Noa – Núcleo de Ortopedia Avançada

Rua da Paz, 98 – Sala 204. Centro – Curitiba PR (41) 3527.1300
Secretária Lucilene – F: 9.9983.3145/9.9624-1177  Horário para Consulta: Apenas nas Quartas-Feiras

Clínica de Fraturas Norte

Rua. Holanda 390, Bacacheri – Curitiba PR  (41) 3356.2424
Horário para consulta: Terças à tarde, Quintas pela manhã e nas Sextas à cada 15 dias.

O Dr.Mark opera nos seguintes hospitais: Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Santa Cruz;