Lesão Do Ligamento Cruzado Posterior (LCP)

Os ligamentos cruzados são os responsáveis pela estabilidade da articulação do joelho. Possuem o formato da letra “X” vindo daí o seu nome. Impedem que o joelho desloque-se para à frente e para trás. O ligamento cruzado posterior estabiliza o deslocamento pra trás.

Esta lesão é muito mais rara que a lesão do cruzado anterior. Está geralmente relacionado a um trauma, com o joelho em flexão (dobrado).

Os sintomas são poucos e imprecisos na maioria das situações. Pode existir a sensação de falseio e dor. O exame do joelho, constatando o deslocamento da articulação faz o diagnóstico.

A ressonância magnética demonstra a lesão do ligamento e as radiografias do joelho podem demonstrar o deslocamento da tíbia em relação ao fêmur.

Lesões isoladas do cruzado posterior respondem ao tratamento conservador, não necessitando muitas vezes do tratamento cirúrgico.

Lesões combinadas ao contrário, geralmente necessitam de reconstrução do ligamento, assim como na falha do tratamento de reabilitação fisioterápica.

As técnicas de reconstrução do LCP são semelhantes à reconstruções do ligamento cruzado anterior,podendo-se utilizar diversos tipo de enxertos tendinosos, com diferentes tipos de fixação do enxerto aos túneis realizados. Porém o prognóstico de recidiva da ruptura é superior ao do cruzado anterior, assim como a falha da reconstrução.

A reconstrução de ambos os ligamentos cruzados é a preconizada para os pacientes jovens quando constatada.

Noa – Núcleo de Ortopedia Avançada

Rua da Paz, 98 – Sala 204. Centro – Curitiba PR (41) 3527.1300
Secretária Lucilene – F: 9.9983.3145/9.9624-1177  Horário para Consulta: Apenas nas Quartas-Feiras

Clínica de Fraturas Norte

Rua. Holanda 390, Bacacheri – Curitiba PR  (41) 3356.2424
Horário para consulta: Terças à tarde, Quintas pela manhã e nas Sextas à cada 15 dias.

O Dr.Mark opera nos seguintes hospitais: Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Santa Cruz;