Entorse de tornozelo (lesão ligamentar)

Diversos ligamentos (tecidos do corpo que deixam estáveis as articulações permitindo o movimento em um plano perfeito) estão  presentes no tornozelo. Um conjunto na parte externa, formado por três ligamentos e um na parte interna (ligamento deltóide). Os ligamentos mais lesados são os externos.

Sua ruptura pode ser incompleta ou completa através de traumas rotacionais, onde o pé fica fixo e o corpo gira sobre este.

Quando isto ocorre, a articulação aumenta de volume devido ao sangramento, forma-se um hematoma (fica roxo) e o paciente sente dor para apoiar o pé ao solo.

O diagnóstico da ruptura é clinico, porém é conveniente uma radiografia para afastar-se a presença da fratura do tornozelo, de tratamento algumas vezes diferente. Pode-se realizar radiografias de estresse da articulação para observar-se a competência dos ligamentos. A ressonância magnética é solicitada nos caos de dor persistente para descartar-se traumas anexos, em especial lesões de cartilagem.

 

As lesões parciais leves (grau I), podem ser tratadas com repouso, crioterapia e antinflamatórios. Geralmente estas são diagnosticadas facilmente pois o paciente sente uma dor discreta sobre o ligamento, existe pouco ou nenhum aumento de volume e o paciente consegue andar bem (lesão grau I). As demais possuem um agravamento progressivo dos sintomas, onde a grau II igualmente é parcial, sendo a III a ruptura total, na qual o paciente não consegue firmar o pé ao solo, e hematomas possivelmente serão visíveis.

As lesões completas a imobilização geralmente devem ser utilizadas (gesso, órteses, Air Cast ®), por um período médio de três semanas. A tendência é a reabilitação funcional, utilizando-se órteses, permitindo o movimento precoce, associado com a crioterapia, restabelecendo a propriocepção.

Reabilitação fisioterápica pode ser necessária dependendo do caso, em especial as lesões grau III.

Prognóstico. De 8 a 10% das lesões ligamentares dos tornozelos tem uma má evolução com dor crônica (devido a lesões condrais, impacto de partes moles, tendinites,etc)  inchaço constante e sensação de falseio (instabilidade).

A instabilidade crônica tem um tratamento particular onde radiografias e estudos de ressonância magnética corroboram o diagnóstico, sendo o tratamento cirúrgico a necessário para a correção da situação.

Dica : As órteses funcionais (Air Cast) são o tratamento mais indicado para os atletas por permitirem que se usem calçados normais e permitem uma reabilitação mais precoce.

Noa – Núcleo de Ortopedia Avançada

Rua da Paz, 98 – Sala 204. Centro – Curitiba PR (41) 3527.1300
Secretária Lucilene – F: 9.9983.3145/9.9624-1177  Horário para Consulta: Apenas nas Quartas-Feiras

Clínica de Fraturas Norte

Rua. Holanda 390, Bacacheri – Curitiba PR  (41) 3356.2424
Horário para consulta: Terças à tarde, Quintas pela manhã e nas Sextas à cada 15 dias.

O Dr.Mark opera nos seguintes hospitais: Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Santa Cruz;