Artroscopia de Quadril

A artroscopia de quadril é uma técnica minimamente invasiva onde uma pequena câmera é colocada dentro da articulação para diagnosticar e tratar lesões, em especial às do labrum acetabular. Os instrumentos e a própria câmera são introduzidos por pequenos cortes, salvo exceções que necessitam incisões maiores.

É uma técnica relativamente nova para a articulação do quadril que apresenta ainda resultados incertos para muitas das lesões conhecidas. A principal limitação é na articulação com artrose, uma vez que a intenção com esta cirurgia seria a de retardar o avanço da doença e melhorar a dor decorrente do desgaste da articulação.

Apresenta seu melhor resultado para o tratamento da lesão acetabular pura sem lesões cartilaginosas associadas, no paciente jovem. O tempo de melhorar da dor é variável sendo mais constante até dois anos pos cirurgia.

O tempo médio de cirurgia é de 4 horas, realizado sob anestesia geral. A fisioterapia depois da cirurgia é recomendada, sendo o retorno à atividade desportiva variável na dependência da modalidade praticada e a extensão das lesões tratadas.

A indicação atual mais abrangente é para o tratamento da situação conhecida como impacto fêmoro-acetabular (FAI do inglês), diagnosticado através do estudo radiológico simples e da artroressonancia. A artroscopia é realizada para diminuir ou anular o impacto entre o colo femoral e o bordo acetabular o qual destrói o labrum acetabular que é a cartilagem que se interpõem entre estas colisões repetidas. O cirurgião raspa o colo retirando as ondulações e resseca o labrum degenerado. Excepcionalmente o labrum poderá ser re-inserido preservando-o. O impacto poderá ser de três tipos (CAM, Pincer ou combinado). O tipo mais comum é o combinado onde uma deformidade acetabular esta presente o que limita os resultados deste procedimento. Formato displásico (raso) igualmente rebaixa o prognostico do tratamento das lesões.

A artroscopia será recomendada para pacientes jovens, atletas, com a lesão do labrum isolada. Infelizmente a indicação da artroscopia para o tratamento da artrose senil não apresenta bons resultados, assim como para a maioria das secundarias as doenças.

Complicações que podem ser observadas pela artroscopia raramente são os hematomas e o amortecimento no períneo, devido a posição que o paciente fica durante a cirurgia.

Noa – Núcleo de Ortopedia Avançada

Rua da Paz, 98 – Sala 204. Centro – Curitiba PR (41) 3527.1300
Secretária Lucilene – F: 9.9983.3145/9.9624-1177  Horário para Consulta: Apenas nas Quartas-Feiras

Clínica de Fraturas Norte

Rua. Holanda 390, Bacacheri – Curitiba PR  (41) 3356.2424
Horário para consulta: Terças à tarde, Quintas pela manhã e nas Sextas à cada 15 dias.

O Dr.Mark opera nos seguintes hospitais: Hospital Marcelino Champagnat e Hospital Santa Cruz;